Alinhada ao cenário contemporâneo, a proposta metodológica do Colégio Nova Geração pressupõe a formação do aluno como pesquisador permanente, capaz de construir seu repertório de saberes e de gerenciar sua aprendizagem continuada.
Essa proposta objetiva a aprendizagem significativa do aluno e está ancorada nas seguintes premissas:
. Problematização, investigação, pesquisa, experimentação e diálogo reflexivo: base para a construção de conhecimento.
. Ambientes flexíveis de aprendizagem: espaços que respeitam diferentes ritmos e estilos de aprendizagem a do conhecimento prévio do aluno.
. Aprendizagem colaborativa efetivada por meio do equilíbrio entre atividades individual e grupal, presencial e virtual.
. Metacognição: consciência, por parte do aluno, de sua forma de aprender, das estratégias e técnicas que lhe permitem construir significados e avaliar suas aprendizagens.
. Compromisso docente com a formação integral do aluno.
Eixos de aprimoramento pedagógico
São elementos de referência para o desenvolvimento institucional no que tange à metodologia proposta.
Estão baseados na construção colaborativa, por meio de equipes multidisciplinares, e visa à implementação de seus pressupostos, de maneira coerente e constante, para efetivar a aprendizagem significativa.
1. Redação (Leitura, escrita e correção de provas discursivas adaptadas a modelos de vestibulares e concursos).
Orienta o estudante a praticar a leitura e a escrita, de modo que ele não só saiba ler, escrever, mas corrigir sua interpretação, adquirindo condições de fazer uso competente e de forma crítica dessas técnicas nos mais diversos contextos da sociedade em que vive, num processo permanente e contínuo.
Essa concepção exige que o professor assuma o papel de mediador na leitura, na escrita e na interpretação.
2. Trabalho em equipe
A concepção de conhecimento como construção social reconhece que o processo educativo é favorecido pela participação dos estudantes em ambientes que propiciam a colaboração. A troca ativa de ideias entre os alunos, em pequenos grupos, promove o interesse, o pensamento crítico e elimina aspectos negativos da competitividade. Possibilita ao educando alcançar níveis qualitativos mais elevados, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
As características pedagógicas dessa metodologia requerem flexibilidade dos papéis, valorização das diferentes autorias, inserção de colaborações individuais e coletivas dos grupos de trabalho; debates que privilegiam novas leituras, interpretações, críticas e suporte aos estudos individuais.
A aprendizagem em equipe, na sala de aula, objetiva aprender em conjunto, transformar o conflito de ideias em aprendizado por meio da prática do diálogo. Demanda uma gestão de sala em que o exercício da convivência com as singularidades é constante e fortalece o grupo-classe como uma unidade com identidade própria.
A prática do trabalho em equipe permeia toda a instituição e espera-se que, por meio de vivências cotidianas orientadas, o aluno desenvolva competências necessárias ao trabalho colaborativo presencial ou virtual, em sua vida pessoal e profissional.
3. Ensino Estruturado
O Ensino Estruturado é uma metodologia de aula baseada em quatro elementos indissociáveis:
. Objetivos claros compartilhados por professor e aluno;
. Orientação prévia de estudos a partir de uma pergunta motivadora;
. Aula contemplando as contribuições do aluno;
. Avaliação e regulação do processo percorrido.
Visa a desenvolver o comprometimento do aluno com sua própria aprendizagem. Procura estabelecer
a preparação prévia do aluno para a aula a ser desenvolvida e construir significado por parte de quem aprende. Prioriza a contribuição do aluno no processo ensino/aprendizagem.
4. Avaliação
A avaliação é um processo contínuo, que ocorre em diferentes momentos. A avaliação visa a fornecer ao aluno, à família, ao professor e à instituição parâmetros para diagnosticar e redefinir metas. Deve, portanto, abranger as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.
Colabora para o desenvolvimento da dignidade, da autoconfiança e da auto estima de todos os envolvidos no processo. Portanto, deve permitir:
Ao aluno – ter clareza e consciência de seus avanços; tomar decisões comprometidas com o desenvolvimento de sua aprendizagem.
À família – construir uma visão objetiva e clara do desenvolvimento de seus filhos.
Ao professor – balizar seu olhar para o desenvolvimento do aluno e para a adequação de seu trabalho como educador, permitindo ajuste constante; obter dados para a tomada de decisão quanto à promoção seriada do aluno.
À instituição – obter dados – Sobre a qualidade do serviço educacional oferecido, tendo como referência a sua missão; que subsidiem ações em direção ao aprimoramento da prática docente; para a tomada de decisão quanto à promoção seriada do aluno.