Metodologia

Alinhada ao cenário contemporâneo, a proposta metodológica do Colégio Nova Geração pressupõe a formação do aluno como pesquisador permanente, capaz de construir seu repertório de saberes e de gerenciar sua aprendizagem continuada.

Essa proposta objetiva a aprendizagem significativa do aluno e está ancorada nas seguintes premissas:

. Problematização, investigação, pesquisa, experimentação e diálogo reflexivo: base para a construção de conhecimento.

. Ambientes flexíveis de aprendizagem: espaços que respeitam diferentes ritmos e estilos de aprendizagem a do conhecimento prévio do aluno.

. Aprendizagem colaborativa efetivada por meio do equilíbrio entre atividades individual e grupal, presencial e virtual.

. Metacognição: consciência, por parte do aluno, de sua forma de aprender, das estratégias e técnicas que lhe permitem construir significados e avaliar suas aprendizagens.

. Compromisso docente com a formação integral do aluno.

Eixos de aprimoramento pedagógico

São elementos de referência para o desenvolvimento institucional no que tange à metodologia proposta.

Estão baseados na construção colaborativa, por meio de equipes multidisciplinares, e visa à implementação de seus pressupostos, de maneira coerente e constante, para efetivar a aprendizagem significativa.

1. Redação (Leitura, escrita e correção de provas discursivas adaptadas a modelos de vestibulares e concursos).

Orienta o estudante a praticar a leitura e a escrita, de modo que ele não só saiba ler, escrever, mas corrigir sua interpretação, adquirindo condições de fazer uso competente e de forma crítica dessas técnicas nos mais diversos contextos da sociedade em que vive, num processo permanente e contínuo.

Essa concepção exige que o professor assuma o papel de mediador na leitura, na escrita e na interpretação.

2. Trabalho em equipe

A concepção de conhecimento como construção social reconhece que o processo educativo é favorecido pela participação dos estudantes em ambientes que propiciam a colaboração. A troca ativa de ideias entre os alunos, em pequenos grupos, promove o interesse, o pensamento crítico e elimina aspectos negativos da competitividade. Possibilita ao educando alcançar níveis qualitativos mais elevados, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

As características pedagógicas dessa metodologia requerem flexibilidade dos papéis, valorização das diferentes autorias, inserção de colaborações individuais e coletivas dos grupos de trabalho; debates que privilegiam novas leituras, interpretações, críticas e suporte aos estudos individuais.

A aprendizagem em equipe, na sala de aula, objetiva aprender em conjunto, transformar o conflito de ideias em aprendizado por meio da prática do diálogo. Demanda uma gestão de sala em que o exercício da convivência com as singularidades é constante e fortalece o grupo-classe como uma unidade com identidade própria.

A prática do trabalho em equipe permeia toda a instituição e espera-se que, por meio de vivências cotidianas orientadas, o aluno desenvolva competências necessárias ao trabalho colaborativo presencial ou virtual, em sua vida pessoal e profissional.

3. Ensino Estruturado

O Ensino Estruturado é uma metodologia de aula baseada em quatro elementos indissociáveis:

. Objetivos claros compartilhados por professor e aluno;

. Orientação prévia de estudos a partir de uma pergunta motivadora;

. Aula contemplando as contribuições do aluno;

. Avaliação e regulação do processo percorrido.

Visa a desenvolver o comprometimento do aluno com sua própria aprendizagem. Procura estabelecer

a preparação prévia do aluno para a aula a ser desenvolvida e construir significado por parte de quem aprende. Prioriza a contribuição do aluno no processo ensino/aprendizagem.

4. Avaliação

A avaliação é um processo contínuo, que ocorre em diferentes momentos. A avaliação visa a fornecer ao aluno, à família, ao professor e à instituição parâmetros para diagnosticar e redefinir metas. Deve, portanto, abranger as dimensões conceitual, procedimental e atitudinal.

Colabora para o desenvolvimento da dignidade, da autoconfiança e da auto estima de todos os envolvidos no processo. Portanto, deve permitir:

Ao aluno – ter clareza e consciência de seus avanços; tomar decisões comprometidas com o desenvolvimento de sua aprendizagem.

À família – construir uma visão objetiva e clara do desenvolvimento de seus filhos.

Ao professor – balizar seu olhar para o desenvolvimento do aluno e para a adequação de seu trabalho como educador, permitindo ajuste constante; obter dados para a tomada de decisão quanto à promoção seriada do aluno.

À instituição – obter dados – Sobre a qualidade do serviço educacional oferecido, tendo como referência a sua missão; que subsidiem ações em direção ao aprimoramento da prática docente; para a tomada de decisão quanto à promoção seriada do aluno.

Grupo Unis

Missão

”Formar pessoas socialmente responsáveis, em diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”

Visão

"Até 2018, ser uma Instituição de Ensino Superior que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas, se destaca no cuidado com sua gente."

Valores Institucionais

Prestabilidade, Excelência e Inovação.

Tweets